Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo.

- Paulo Freire

Rachel Maia

Fundadora

Márcia Maia

Presidente

Eunice Pereira

Vice-Presidente

Carol Prates

Secretária

O Projeto Capacita-me foi idealizado por Rachel Maia, executiva do mundo corporativo, nascida e criada na periferia da cidade de São Paulo, caçula de uma família de sete irmãos. Estudou em escola pública até o primeiro ano do ensino médio. Seu primeiro emprego foi no Banco do Brasil, como estagiária. Com seu salário, concluiu o ensino técnico em contabilidade, inspirada por seu irmão Leonardo Maia, que se formou em Ciências Contábeis. Rachel, entendeu que para crescer e chegar a outro patamar em sua carreira, teria que investir em sua formação acadêmica e profissional. Assim, partiu para estudar inglês na Victoria Univerty no Canadá, depois MBA em Harvard Business School, FGV e USP. Em sua trajetória profissional passou por empresas multinacionais norte-americanas e europeias.

Rachel, deparou, e superou, muitos desafios em um universo dominado por homens, e por preconceitos sociais e raciais. Sua trajetória tem inspirado outras pessoas, a sonharem e a buscarem o lugar que almejam chegar.

No final de 2017 nasceu em seu coração a vontade de desenvolver um trabalho social que pudesse estimular pessoas que estivessem em situação de vulnerabilidade profissional e/ou fora do mercado de trabalho, mas dispostas a desenvolver sua carreia e seu próprio sustento.

Conversando com sua irmã Márcia Maia, pedagoga, educadora da rede pública de ensino a mais de 25 anos, se inspiraram, e então desenvolveram e criaram o Projeto CAPACITA-ME.

Rachel convidou amigos de diversas marcas e empresas, para apresentar o projeto e ter feedback sobre a ideia de como poderia enriquecer e viabilizá-lo.

Com o projeto já estruturado, perceberam que faltava algo e chegaram à conclusão que apenas capacitar essas pessoas não seria suficiente sem que pudessem dar a chance de voltarem ao mercado de trabalho. Então, a Empregabilidade, após o término do curso, passou a ser um pilar de atuação do Capacita-me. O projeto conta hoje com um curso de atualização para o mercado de trabalho, com base nos Pilares do Conhecimento (ONU, 2006): 

Aprender a Fazer.
Aprender a Conviver.
Aprender a Conhecer.
Aprender a Ser.
Quer conhecer mais o Projeto?