Dia Mundial de conscientização da violência contra o idoso

Ao instituir-se o dia 15 de junho de cada ano como o Dia Internacional da Violência contra o Idoso, têm-se o intuito de chamar a atenção para um crime extremamente comum, em muitas partes do mundo, e aumentar a conscientização sobre os abusos e maus-tratos aos idosos.

É um dia importante para refletir sobre quem somos, de onde viemos e onde iremos chegar… Já pensou sobre isso?

Você não estaria aqui se alguém não tivesse lhe dado a oportunidade de nascer e, ainda, as pessoas que zelaram por você, lhe protegeram, lhe criaram e lhe proveram com os recursos materiais e psíquicos, mínimos necessários, para que você se tornasse quem é hoje, são os que, ao viverem longamente, se tornarão ou se tornaram idosos. E quem zela por eles, os respeita e honra para que tenham uma velhice digna?

Vou um pouco mais adiante nesta reflexão de VIDA: Você sabe que o nível de relações que conseguimos estruturar, conquistar, construir dentro dos nossos lares reflete em toda a sociedade?

Você já parou para pensar que o exemplo que você dá hoje para as crianças e jovens, sobre a forma como você trata os idosos da sua família e da sociedade é a forma como, provavelmente, será tratado se chegar a envelhecer?

Perdoe-me se começo este artigo de uma forma um tanto dura, mas a realidade com relação a esse tema É muito dura e exige ações de conscientização urgentes, profundas e abrangentes. É nossa total responsabilidade acabar ou, no mínimo, dar a nossa contribuição individual para mitigar os desprezos, violências e abandonos que vemos acontecer com os idosos todos os dias.

Uma postura de vida, necessária, com relação às diferentes formas de violência contra os idosos, envolve uma série de princípios e ações que podem ser adotados para promover o respeito, a segurança e o bem-estar destes indivíduos em nossas comunidades. Vamos eleger algumas, sem a pretensão de passar por todas, mas elencando as mais acessíveis para colocarmos em ação de imediato:

  1. A conscientização e o respeito, sem dúvida, são as atitudes primordiais e por isso iniciei esta nossa conversa com um chamado à consciência e ao respeito, se posso assim dizer. Eduque-se sobre os sinais de abuso e negligência e aprenda como relatar casos suspeitos. Envolva-se dentro da sua família, na sua organização e sociedade.
  • Dignidade e Proteção: Os idosos têm o direito de viver com dignidade e ter acesso a cuidados de saúde adequados, segurança, moradia adequada e oportunidades de participação social. Devemos lutar contra qualquer forma de discriminação ou tratamento desumano em relação aos idosos.
  • Comunicação e Denúncia: Mantenha uma comunicação aberta e compassiva com os idosos. Esteja disponível para ouvi-los e prestar atenção às suas necessidades e preocupações. Denuncie se suspeitar de abuso ou negligência contra um idoso.
  • Empoderamento e participação social: Promova a autonomia dos idosos, permita-os tomar decisões sobre sua própria vida, sempre que tenham capacidade para fazê-lo. Respeite sua autonomia e procure envolvê-los nas decisões que os afetam.

Esteja presente na vida dos idosos ao seu redor, lhes dê amor e atenção. Ofereça apoio emocional e social, visite-os regularmente e envolva-os em atividades sociais em que possam interagir, contribuir e sentirem-se relevantes para a vida.

  • Políticas e leis: Promova políticas e leis que protejam os direitos dos idosos e garantam a punição adequada para os abusadores. Pressione por medidas legislativas que fortaleçam a proteção aos idosos em sua sociedade.

Em suma, adotar uma postura de vida que combata a violência contra os idosos envolve um compromisso contínuo e diário de criarmos uma sociedade mais evoluída, em princípios essenciais, onde os idosos sejam valorizados, protegidos e possam envelhecer com dignidade e segurança – Eu quero envelhecer assim e você? Nós construímos, HOJE, o futuro que desejamos ter.

A RM Consulting é uma consultoria especializada em sustentabilidade do negócio, trabalha com base nas práticas de ESG e atua em todo o Brasil.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!