A parte Social (S) do ESG

Muitas organizações tratam o S do ponto de vista da Responsabilidade Social, incluindo várias ações. Entre elas, boas práticas trabalhistas, doações a comunidades e públicos vulneráveis.

Não existe certo ou errado. O importante é atuar de forma estratégica para fazer impacto nos públicos de interesse. Isto pode trazer como consequência o aumento da reputação corporativa.

Para você ter uma ideia, um levantamento do IBGE, divulgado em março de 2020, demostra que 59,4% das empresas que investem em responsabilidade social acreditam que seu maior objetivo é melhorar a reputação institucional.

Em contrapartida, 54,3% justificam os investimentos como “foco na adequação aos códigos de boas práticas ambientais”. Sendo assim, podemos encontrar o S da ESG em ações corporativas voltadas para:

Igualdade de gênero;

Diversidade nas empresas;

Direitos Humanos;

Criação de programas de voluntariado;

Cumprimento dos ODS;

Saúde mental dos colaboradores e melhorias no ambiente de trabalho;

Atenção às vulnerabilidades da comunidade do entorno da empresa;

Apoio na resolução de conflitos;

Tomada de decisões em prol da sociedade;

Atenção às questões trabalhistas.

O S de social traz mudança de comportamento do consumidor, e transformações no mundo. E, ainda, reflexos na reputação e no valor da marca. Precisando de uma ajuda para incorporar ações sociais ao seu negócio? Nós da RM Consulting, podemos te ajudar.


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