Muitas organizações tratam o S do ponto de vista da Responsabilidade Social, incluindo várias ações. Entre elas, boas práticas trabalhistas, doações a comunidades e públicos vulneráveis.
Não existe certo ou errado. O importante é atuar de forma estratégica para fazer impacto nos públicos de interesse. Isto pode trazer como consequência o aumento da reputação corporativa.
Para você ter uma ideia, um levantamento do IBGE, divulgado em março de 2020, demostra que 59,4% das empresas que investem em responsabilidade social acreditam que seu maior objetivo é melhorar a reputação institucional.
Em contrapartida, 54,3% justificam os investimentos como “foco na adequação aos códigos de boas práticas ambientais”. Sendo assim, podemos encontrar o S da ESG em ações corporativas voltadas para:
Igualdade de gênero;
Diversidade nas empresas;
Direitos Humanos;
Criação de programas de voluntariado;
Cumprimento dos ODS;
Saúde mental dos colaboradores e melhorias no ambiente de trabalho;
Atenção às vulnerabilidades da comunidade do entorno da empresa;
Apoio na resolução de conflitos;
Tomada de decisões em prol da sociedade;
Atenção às questões trabalhistas.
O S de social traz mudança de comportamento do consumidor, e transformações no mundo. E, ainda, reflexos na reputação e no valor da marca. Precisando de uma ajuda para incorporar ações sociais ao seu negócio? Nós da RM Consulting, podemos te ajudar.