Reflexões para o Dia da Criatividade e Inovação

A criatividade é um dos principais motores da inovação e do desenvolvimento, e sua origem está na diversidade e inclusão de novos olhares para o mundo. Para falar sobre cultura de inovação, precisamos falar sobre o resgate criativo que foi formatado ao longo dos anos pela indústria, educação e sociedade de massa. Nos últimos 10 anos vimos grande parte da nossa vida ser digitalizada e, ao mesmo tempo, quando olhamos para a maior parte do nosso sistema de ensino e do mercado de trabalho, percebemos abordagens ultrapassadas para educar e trabalhar nesse futuro que cada dia mais nos atravessam.

A quarta revolução industrial tem revelado a importância das competências humanas para a gestão e a transformação do mercado de trabalho. Nesse mundo BANI, as competências comportamentais relacionadas ao pensamento crítico, aprendizagem ativa e criatividade são cada vez mais valorizadas. No entanto, muitas empresas ainda não conseguem identificar e valorizar essas habilidades comportamentais. A cultura empresarial muitas vezes se concentra em habilidades técnicas, deixando de lado habilidades importantes como a resolução de problemas e aprendizagem ativa ao longo da vida. Isso pode ser um problema para as empresas, pois a criatividade é fundamental para a inovação e a transformação dos negócios.

No entanto, o resgate criativo não deve ser restrito apenas ao ambiente empresarial. É necessário repensar o sistema de ensino e investir em uma educação que formem cidadãos mais conscientes, abertos ao novo, à experimentação, mais resilientes, tolerantes aos erros e flexíveis. Isso é especialmente importante para preparar os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente. Infelizmente, muitos jovens são educados em um ambiente que valoriza mais a memorização de informações do que a reflexão crítica e criativa. O sistema de ensino precisa se adaptar às mudanças do mundo, repensando suas abordagens e metodologias para que possam preparar os jovens para as necessidades do futuro.

Para desenvolver a criatividade e outras competências comportamentais, é necessário investir em programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento. As empresas e instituições de ensino devem oferecer oportunidades de aprendizagem ativa, que incentivem a experimentação e o pensamento crítico. Isso pode ser feito por meio de projetos colaborativos, mentorias, workshop, hackathons e outros eventos que promovam um novo olhar para a inovação. Além disso, é necessário que a sociedade como um todo valorize a diversidade e a inclusão, permitindo que diferentes perspectivas sejam ouvidas e respeitadas.

Estamos caminhando para um ápice de desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo um colapso socioambiental em curso. O modelo econômico que permitiu os avanços tecnológicos que nos trouxeram facilidades que desfrutamos no dia-dia, são os mesmos que levaram disparidades nas relações socioeconômicas e os impactos causados no meio ambientes. Educação é o caminho para transformar novas realidades num mundo mais regenerativo, junto com uma sociedade civil atuante e organizações conscientes do seu papel social, ambiental e de governança (agenda ESG) para uma sociedade mais igualitária e justa, antes que seja tarde demais.

Relatório Word Economic Fórum 2015 / 2020

Habilidades Word Economic Fórum 2022

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!