Desafios de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho

Pessoas com deficiência visual ainda enfrentam muito preconceito no mercado de trabalho. O quadro não é animador. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, deste grupo, apenas 16,68% possui trabalho formal.

As pessoas com deficiência visual estão incluídas na Lei de Cotas, mesmo assim elas ainda enfrentam preconceitos.

Felizmente, existem tecnologias que facilitam a realização de tarefas nas organizações destas pessoas. A maior parte dos computadores e celulares, por exemplo, têm recursos de acessibilidade capaz de ler textos, mensagens e páginas da internet para pessoas cegas e com baixa visão.

Existe ainda a possibilidade de utilizar o teclado do computador sem necessidade de adaptação para o braile ou com recurso de “digitar por voz”, que também é bastante comum.

Empresas e funcionários podem adotar ações positivas bem simples. Tudo pode começar com pequenas atitudes. Tais como: deixe a cadeira recolhida embaixo da mesa sempre que não estiver sentado; não deixe objetos pelo chão; comunique a mudança de qualquer móvel (até da lixeira) ao seu colega deficiente visual; não deixe portas meio abertas.

Acima de tudo, tenha empatia. Desta forma você ajuda seu colega a vencer desafios.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!